Olá, mundo!

Avião

Garotos e garotas….Esta é minha primeira publicação pelo WordPress . A pedidos, eu migrei meu blog para facilitar nossa comunicação então quem me acompanhava no jopilger.blogspot agora pode me visitar aqui.  E por favor tenham paciência comigo ainda vou aprender a mexer nesse blog, para mim é tudo novidade, hehehehe.

Vamos falar só de viagens, pelo brasil e pelo mundo. Então podem comentar, perguntar e curtir à vontade. Bjosss

Continue me acompanhado, bJôssssss

Machu Picchu –

   Olá amigos, existem lugares que a vida nos leva que nossa espiritualidade se eleva  e um desses lugares é a cidade perdida dos Incas, Machu Picchu. Parece uma Torre de Babel, muita gente, várias nacionalidades e uma energia diferente, uma coisa inexplicável.
   A chegada a Machu Picchu é uma mistura de curiosidade e emoção, cada passo é uma conquista, não só por causa do Soroche ( o mal da altitude), mas por estar tão perto do que você sonhou. Passa na sua cabeça tudo que você estudou do local, as histórias, as lendas e depois você monta a sua verdade, já que ninguém sabe qual é a verdade. 
   Eu me vi na terra onde moravam gigantes e pequeninos, onde aquele povo índio pequeno comandavam tudo. E construíram sua cidade na mais alta montanha bem perto do céu, perto das divindades, onde eles estudavam astrologia, faziam suas cerimonias religiosas  e tinham uma forma de arquitetura totalmente diferente do que conhecemos hoje, algo tão avançado que hoje não é possível reproduzir pois não temos tecnologia para isso. Dá para acreditar? Seriam os incas filhos de Noé?
 Pois é, só indo lá  e bem de perto perceber que não é coisa desse mundo. Cada muro levantado, com rochas de toneladas que não tem  naquele local e sim a km de distancia dali, você fica de queixo caído. 
   É impossível ficar indiferente a grandiosidade do local e  me disseram que em cada pessoa a energia será diferente e  se você voltar de lá igual é porque ainda não estava preparado para a mudança. É algo mágico. Machu Picchu é um lugar para voltar, e como no post passado eu contei da lenda da Pacha Mama,”os visitantes que a vêem sempre voltam aos Andes,”  espero voltar e voltar várias vezes.   Deixo abaixo algumas imagens para você ficar com vontade de conhecer, e espero que conheçam, pois eu digo e repito é um lugar Mágico. 
Entrada de Machu Picchu, 

Os tetos das casa não são originais, pois “o esperto” do descobridor de Machu Picchu o Sr.  Hiram Bingham colocou fogo em toda a cidade que estava coberta pelo mato, para facilitar o serviço.  

As lindinhas e fotogênicas Lhamas, na época dos Incas não existiam lhamas no local, mas a administração colocou um casal para ajudar na manutenção e limpeza,,, hj são mais ou menos 14 lhamas funcionarias, heheheheh

 Machu Picchu as 7h da manhã, depois de uma tempestade  na madrugada.

Huayna Picchu  fechada por causa da chuva. 


O Trabalho de manutenção não para,

“Meus pés me levam por caminhos que nunca imaginei.”

Espero que tenham gostado do post sobre Machu Picchu, no próximo mostrarei as aventuras em Cusco,,, os lugares que tem o poder de nos deixar apaixonados por terras Peruanas. 

Cusco e Águas Calientes /Peru

Chegamos em Cusco, também  conhecida como “Umbigo do Mundo” uma cidade diferente de tudo que já vi antes, muros incas , muros espanhois  e um  povo simples e simpático.  A cidade esta a 3.400 m de altitude , então o “soroche” ou  “mal da altitude ” é quase inevitável para os  visitantes. Nos hotéis  sempre tem chá de coca gratuito, outras opções vendidas em farmácias são o chá de anis, comprimido de Sorojchi pills ou os cilindros de oxigênio .  

 Praça das armas

Existem várias  escadarias pela cidade,

 Em quase todos os restaurantes eles oferecem  a  ” Dieta da altitude” , sopas para  ajudar o desconforto do Soroche, tem sopa de legumes e sopas de frango que  ajudam o estomago a se acostumar ao clima.

O famoso chá de Coca, que não dá barato nenhum. Tem gosto de chá verde,,, e ajuda na digestão.

Vista da janela do Hotel Casa Andina Classic San Blas.

 As crianças brincam nas ruas em frente as lojas onde as mães vendem artesanatos.

A Pachamama é a Deusa do Andes, a “Mãe Terra”, diz a lenda que ela aparece para os viajantes como uma velha senhora e quem a vê retorna aos Andes. Eu acho que eu vi a Pachamama, hehehehe

                     

 O artesanato inca é  muito colorido e você encontra crianças e mulheres (Cholas) com as roupas típicas pela cidade  é só dar alguns moedas de “nuevo sol”  (moedas local)  e fazer uma foto com elas.

O Primeiro dia em Cusco, foi só para conhecer o Centro e acertar os passeios pelo Vale Sagrado dos Incas,  o dia seguinte pegamos  o Trem para Aguás Calientes pois já tínhamos comprado ingresso para Macchu Picchu,  na volta com calma fizemos o passeio pelo Vale Sagrado. ( farei um post só sobre os passeios do Vale Sagrado)

Rumo a Aguás Calientes:   Contratamos um táxi para nos levar a estação de Poroy onde pegamos o trem para Águas Calientes, pequeno povoado aos pés de Macchu Picchu. Os táxis são bem em conta, não tem taxímetro,  é só acertar antes o valor da corrida que da tudo certo. 
Estação de Poroy

                                   

Embarcamos no Trem Vistadome da Empresa Perurail, a unica que faz esse trajeto,  as alternativas para chegar a Aguas Caliente é de trem, a pé pela trilha inca ou de bicicleta , não vai carro e caminhão para lá, quase tudo chega no pequeno povoado através do trem. A viagem leva 3 horas saindo da Estação de Poroy até Águas Calientes. 

                                   

Na passagem esta incluso um delicioso café na manhã, no nosso tinha  frutas da região , panquecas de quinua com calda de amoras, omelete de espinafre, café com ou sem leite, suco de frutas ou refrigerantes, muito bom. 

                                       

A parte, você pode experimentar o pisco sour ou uma  cerveja Cusquenha. 

                                                  

  

A paisagem é deslumbrante, os vales e montanhas pelo caminho é de tirar o folego,

                                       

 Várias casas ainda seguem a tradição do povo Peruano de colocar um casal de touro e uma cruz no telhado, para proteger e trazer boa sorte aos moradores. Conhecido como  “toritos de Pucará”

Pela estrada férrea também nos deparamos com vários vendedores de artesanato:

E com figuras pitorescas,

 Depois de 3 horas de viagem de trem, chegamos a estação de Águas Calientes , povoado conhecido também por Machu Picchu Pueblo.


                                                  

O povoado é pequeno e fica ao  pé do morro cortado pelo rio Urubamba,

Lugar seguro, bem policiado, muitos turistas, muitos restaurantes , diversos hotéis e hostels.

Até o Sistema de canalização da água é bonito,,hehehhe

Os únicos ônibus que tem na cidade é os que fazem o caminho de Águas Calientes até a entrada do Parque de Machu Picchu, tem ônibus subindo de 20 em 20 minutos, o dia todo.

Wi-fi grátis em quase todos os estabelecimento,

E o chá de coca para aliviar o soroche.

 O artesanato sempre lindo, colorido de encher os olhos, dá vontade de comprar tudo.  🙂

 Neste dia dormimos num  Hostel em Águas Calientes, porque as 5h da manhã saia o primeiro ônibus para o Parque é claro tínhamos que ser os primeiros,,,,heheheh  …

Próximo post, o sonho realizado MACHU PICCHU.  bjosssss

Lima- Peru

Em maio desse ano embarcamos no Aeroporto de Floripa com destino  Lima/Peru. Tudo bem programado pois dessa vez iriamos viajar com conexões de avião, trem e ingressos comprados para Machu Picchu , então todos os detalhes foram programados, contratados e pagos ainda aqui no Brasil. O roteiro era Lima, Cusco e Machu Picchu então toda a logística foi feita com muito cuidado, transfer Aeroporto /Hotel e passeios em Lima, transfer Aeroporto/ Hotel e passeios em Cusco e  transfer/ Hotel/ Trem e Hostel em Machu Picchu …..

Vamos começar por Lima , a cidade é encantadora, com seu clima pitoresco, (nunca chove, mas esta sempre nublado.)
Chegamos em Lima a noite não deu para passear pela cidade, mas estava tudo programado para o outro dia.  Bem cedo, saímos do Hotel e nossa  primeira parada foi na Paróquia da Virgem Milagrosa uma igreja católica construída no século passado, a igreja esta localizada no Parque Central do Bairro de Miraflores.


O Parque é lindo, calmo e bem limpo, podemos ver pela aparência e cotidiano dos  seus habitantes.

 O Parque  também abriga diversos gatos de rua que são alimentados e cuidados pelas pessoas até a sua adoção.

 Quem não pode adotar,  passa pelo parque oferece um pouco de comida e carinho para os bichanos.

Saímos do parque  com o coração renovado, de ver todos aqueles animais, mesmo sendo de rua, bem cuidados com alimentos e carinho. Foi de encher os olhos.

Mas o período da manhã ainda prometia mais novidades, fomos conhecer o Sítio Arqueológico Huaca Pucllana bem no coração de Lima.  Entre meio a cidade com suas casas e prédios modernos está  a civilização pré-inca, antigamente o local era um morro descampado onde eram feitos shows e corridas de moto cross, com a  construção de casas e prédio nos arredores foram descobrindo o sítio arqueológico e assim começaram a delimitar a área e proibindo as novas construções. Em Huaca Pucllana você compra um ingresso que contempla um  tour  guiado pelo pequeno museu  e uma passeio ao ar livre pelas escavações da civilização. 

Mapa atual de onde esta o sitio no meio do Bairro de Miraflores.

Em  meio as ruínas , foi  construído  uma área de hortas,  plantações e estabulos  para representar a alimentação e criações daquela época.

                                                                          Milho

Lhamas e Alpacas

                                                                            Coca

Algodão

É  muito grande e bonito, a cada ponto nossa guia nos explicava o significado de cada local e o que era feito nele: cerimonias, festas ou até o cotidiano da família pré-inca como as oferendas e os funerais, entravamos em outro mundo, só voltávamos quando nos deparávamos com os prédios da cidade.

Huaca Pucllana é um passeio imperdível.

Descobrimos com o nosso motorista/guia que cada bairro de Lima tem sua prefeitura e tudo que é arrecadado de impostos no bairro volta para ele em forma de melhorias, por isso a cidade é limpa, organizada e bem policiada.

 A  Plaza del Amor também no bairro de Miraflores é parada obrigatória para apreciar a vista para o Oceano Pacifico,  admirar  os muros e bancos em mosaico com frase de amor, ver a enorme escultura intitulada “El Beso” ,O Beijo e conhecer o Shopping  Larcomar incrustado em meio aos paredões.

 

O Shopping Larcomar possui dezenas de lojas, restaurantes, cafés, cinemas  e foi construído em um paredão de pedras com vista privilegiada para o Oceano Pacifico.

A parada para o almoço foi no Restaurante La Rosa Náutica, escolhido a dedo ainda no Brasil, foi recomendado por amigos e em quase todos os Blogs de viagens sempre havia ótimas referencias sobre o restaurante. Reservamos pela internet e como esperado estava tudo certo na nossa chegada.  A comida é espetacular, o atendimento é ótimo e a vista de tirar o folego.

Um dos  pratos do Menu, tem o nome de “Menu Degustação”,, é muito delicioso, são os pratos principais da casa em pequenas porções, vale a pena experimentar.

Ahhhh o Pisco Sour , sem comparação, uma maravilha.

Da Plaza Del Amor podemos ver o Restaurante La Rosa Náutica debruçado no mar do pacifico 

Depois do maravilhoso almoço no La Rosa Náutica, saímos de Miraflores e fomos conhecer a Plaza das Armas ou Plaza Maior, nosso motorista/guia também nos contou que como nunca chove em Lima, as flores dos canteiros da Praça são molhadas por caminhões pipas todas as noites e as plantas que perdem as flores ou morrem, são trocadas rapidamente para que toda a Praça fique assim, bem florida.

Fim de tarde  retornamos ao aeroporto de Lima com destino a Cusco.

E eu não levei minha tesourinha de unha para não perder no detector de metais do aeroporto,,, olha o que fica na caixa de coisa que não embarcam no avião, repara no que esse povo leva na mala de mão, fica tudo, não passa nada, hehehhehe

                                       

#partiucusco

Bjos queridos, proximo post vamos a Cusco. 

Valle Nevado – Chile

Como é bom relembrar a primeira neve da vida,,,, já tinha visto neve, na Argentina, no Brasil  mas todas no chão,,, nunca caindo.  Mas agora ver a neve caindo é a coisa mais fantástica da vida de uma pessoa que mora num país tropical. Fomos ao Valle Nevado no dia 03 de maio de 2013, e pegamos a primeira neve do ano, coisa pouca, mas já deu para fazer a festa.
Acordamos na manhã do dia 03 e descemos do 15º andar  do Apart- Hotel  para esperar nosso transfer que marcou para nos pegar,  não era mais a van e sim um micro ônibus com mais umas 15 pessoas,  o motorista um chileno  mega simpático que se chamava  Francisco, mas tinha como apelido Pancho.

O caminho todo várias informações sobre a cidade e muitas piadas, o Pancho era muito divertido.

 Saindo da cidade de Santiago….

Parada obrigatória para aqueles que queriam alugar, botas, casacos, e roupas p a neve. Eu aluguei botas p não molhar o meu tênis,,hehehehe

Chegando ao Valle Nevado …

Os 4 aventureiros na neve do Chile…

Muito bom ir ao Chile, as cidades que visitei são lindas, o povo é muito educado e simpático, passei momento inesquecíveis na terra de Pablo Neruda.  Volto ao Chile quando puder e acredito que não vai demorar.

Próximo post vamos ao Peru ,,, bjos meu povo.

Valparaíso e Vina del Mar

Bom dia Mundo,,,, nossa diário de viagem continua no Chile , nosso terceiro dia de passeios fomos a cidade Portuárea de Valparaiso.
Compramos passeios guiados para Valparaíso e Vina del Mar, esses passeios as vezes são feitos de micro ônibus ou até ônibus dependendo da quantidade de pessoas no dia para o passeio, como eramos 4 pessoas para o  passeio nos mandaram uma van. O motorista muito simpático, como todo povo chileno, nos pegou de manhã no apart-hotel em Santiago e nos levou ao passeio.( Compramos o passeio dentro do Mercado Central, sempre tem muitos guias vendendo e o preço é bem honesto.)
Pelo caminho muitas histórias e casos contados pelo nosso motorista-guia, paramos para comer umas empanadas  na estrada, feita na hora no forno a lenha, muito saborosas.
Vamos as fotos:

Depois da parada para comer as empanadas, passamos por várias vinícolas e uma delas estava programada nossa visita, tudo incluído no passeio. Vimos os campos com plantação de uvas, fomos a loja e compramos algumas garrafas para degustar a noite no apart.

Chegamos em Valparaíso, 3ª cidade mais populosa e sede do poder legislativo do Chile.  Muitos morros e o transporte publico  também são feitos por funiculares conhecidos por  Ascensores populares ( nos lugares de difícil acesso eles ligam a parte alta da cidade com a borda costeira.

Ainda na parte da manhã fomos visitar a Casa Museu  de Pablo Neruda  ” La Sebastiana”  A casa tem um sistema de áudio-guias, ( um aparelho com fone em vários idiomas)  incluso no ingresso onde você pode visitar todos os andares da casa sozinho com o áudio explicando. Não é permitido fotos do interior da casa Museu somente de dentro p fora das janelas. A casa tem uma vista linda para o oceano pacifico.  Uma delicia de passeio.

Quase 3h da tarde fomos almoçar em Vina del Mar, estava chovendo e não deu para fazer muitas fotos da cidade, porém ficamos muito felizes,( depois conto porque ), mas aproveitamos a comida maravilhosa que o nosso motorista-guia já tinha reservado e o restaurante estava nos esperando.  E o Pisco sour  um drinque famoso que  tem sua propriedade disputada entre Chile e Peru, uma delicia.

Oceano Pacífico e seu bichinhos.

A cidade de Vina del Mar abriga um Museu de arqueologia e história do Chile, no seu jardim há um Moai, escultura da ilha de páscoa . Uma bela visita ao Museu Francisco Fonck .

Encerramos a vista a Vina del Mar com compras nas lojas onde vendem pedras semi-preciosa chamada   de Lápis Lazúli. Só dois lugares do mundo pode se encontrar esta pedra: No Chile e no Afeganistão. Existem muitos trabalhos feitos com esta pedra, objetos de decoração, canetas e jóias lindas.  O bom é procurar as lojas que tem certificado das pedras, pois nas feirinhas e em algumas lojas as pedras são falsas é só ver pelo preço. Final do dia , voltamos para Santiago, experimentar os vinhos que compramos na vinícola de Valparaiso, posso garantir que valeu a pena, vinhos espetaculares.

Ahhh lembra da chuva que pegamos em vina del Mar? Pois é, nosso motorista-guia, nos disse que não havia nevado ainda no Chile aquele ano e que se estava chovendo ali em Vina del Mar era sinal que estava nevando no Valle Nevado, que era o nosso destino no próximo dia \o/ . Ficamos felizes e torcendo para que a previsão fosse neve.

Próximo post,,, a Neve no Valle Nevado          

Chile- Santiago

Ainda não consegui por em dia as postagens de viagens, mas vamos lá, ta quase  🙂

Viajamos  ao Chile em maio de 2013, viagem muito animada programada de ultima hora, porém sempre buscando dicas nos blogs de viagens  para não perder  tempo, ver  tudo e aproveitar bastante.

Fomos a Santiago, Valle Nevado, Valparaiso e Vina del Mar,  lugares fantásticos. Vou ter que fazer  um post para cada lugar é muita foto, heheheheh … Então vamos a Santiago, chegamos no dia 30 de abril a noite e nos hospedamos num Flat, apartamento duplex com toda o conforto e estrutura. Saímos as ruas no dia 1 de maio, quase tudo fechado, as ruas vazias, era feriado. Mas foi bom, conseguimos visitar os lugares públicos com pouquíssimas pessoas, muito policiamento e tivemos tempo para comprar os passeios para   Vina del Mar, Valparaiso e Valle nevado.  

1º de maio, tudo vazio.

 Encontramos  o Red Bar para tomar aquele café da manhã , com direito a muito abacate no sanduíche, adorei.

Várias igrejas e museus,

Subindo o Cerro Santa Lucia um parque urbano a poucas quadras do centro da cidade e bem pertinho do nosso Flat. Em cima do morro tem uma vista panorâmica da  parte central da cidade e ao fundo a cordilheira  dos Andes

Outra visita imperdível é o Mercado central  com  uma variedade enorme de peixes, mariscos, mexilhões e coisas esquisitas oriundas do fundo do mar.

 

 Não poderíamos deixar de experimentar a  famosa Centolla que é com certeza o prato mais famoso da culinária chilena, o restaurante mais famoso esta  no centro do mercado,  mas  nem sempre o mais famoso é o melhor.   Eu  li  vários blogs recomendando não almoçar lá  e sim em um  na lateral do mercado o Restaurante “El Galeón”  comida maravilhosa e com um preço muito bom.

Como todo mercado publico, encontramos também artesanato, peças lindas do artesanato chileno.

 Muita policia na rua em virtude do feriado de 1º de maio.

 Na parte da tarde  fomos ao Cerro San Cristóbal , subimos de funicular ( um bondinho) e lá em cima  a imagem da Virgem Imaculada Conceição e a vista de toda a cidade, o comentário lá é que: ” Se o Brasil tem o Cristo, o Chile tem a Mãe dele”  hehehhe que bonitinho.

E  no final brindamos a  cidade de Santiago no Chile, terra de um povo muito educado e  hospitaleiro. 
Próximo post Valparaiso e  Vina del Mar.

Trier – Alemanha

Mas uma cidade Alemã que não poderíamos deixar de visitar, Trier é conhecida com a cidade mais antiga da Alemanha é a cidade que nasceu Karl Marx. Fundada pelo Imperador Romano Augusto no século I a.C. ela  faz divisa com Luxemburgo.
( Luxemburgo estará no próximo post).
Alugar um carro na Europa tem suas vantagens, as rodovias são ótimas, bem sinalizadas e com um GPS você encontra tudo o que quiser, além da paisagem belíssima que você tem no caminho. 

Essas casas antigas são espetaculares.

Porta Nigra é o cartão postal da cidade,  

Ficamos no Hotel da Rede Mercure bem em frente ao Porta Nigra  era só atravessar a rua e entrar.

Pagamos um ingresso e acessamos o interior das ruínas romanas de Porta Nigra.

Dentro do Porta Nigra entre várias janelas conseguimos ver um pouco da  bela cidade.

 

Nosso Hotel Mercure, muito bom e bem localizado.

 Praça Hauptmarkt

Aspargos para vender na feira da praça   Hauptmarkt.

Ao fundo a Cadedral de Trier, Dom St. Peter

A magnifica Catedral  Dom St. Peter

Para nossa surpresa  descobrimos que naqueles dias estava acontecendo uma grande festa e peregrinação da Túnica petrificada de Jesus. E a cidade esta envolvida em recepcionar bem os peregrinos.  PILGER em alemão quer dizer peregrino, vimos estampados em várias placas e cartazes o nosso sobrenome, heheheh  uma grata surpresa.

Dentro da Catedral o livro de canto dos peregrinos, PILGER BUCH

  Lado de fora da catedral

Jardim interno da Catedral, entrada livre não precisa de ingresso.

um pequeno cemitério de padres.

Em 1986 a catedral foi declarada Patrimonio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

 As pequenas ruas em torno da catedral

Tem uma casa com várias esculturas de ferro,

E carros bem simples, hehehehh

Numa praça presenciamos um passarinho que descascava o tronco da árvore para se alimentar dos bichinhos escondido,,, muito lindo.

E como ninguém é de ferro, aquela paradinha para  beber o chopp alemão e saborear a comida de Trier.

Colônia – Alemanha

Colônia, em alemão Köln é  uma cidade fantástica,  em número de habitantes ela é a 4ª maior da Alemanha. É uma cidade bem estruturada,  tem uma história interessante sobre a Fabrica da “água de colônia 4711″ claro que não deixamos de passar na fábrica e comprar um vidrinho da Colônia mais famosa da Alemanha. Em seguida fomos visitar a linda Catedral de Colonia a ” Kölner Dom” onde estão guardados os restos mortais dos Três Reis Magos Baltazar, Melchior e Gaspar. Esta catedral resistiu a segunda guerra mundial com várias bombas em  ataques aéreos onde a catedral aguentou firme e forte. 

 A fabrica da Água de colonia 4711

Foto do interior de uma farmácia antiga

Loja da LEGO,,, lindossss

Preços em Euro,,, bem baratinho 😦

A cerveja é ótima,

Salmão com vegetais divino,

O marido comeu joelho de porco,

Decoração do restaurante,

As igrejas são belíssimas,

Metro de superfície elétrico, sem poluição…

Catedral de Colonia a ” Kölner Dom”

Interior da catedral

Lindos mosaicos no piso da catedral.

Reformas minuciosas nas imagens

Parte de fora da catedral e suas gárgulas

vários artistas de rua “estatuas vivas” na frente da catedral.

esse flutuava…

A parte externa estava sendo reformada também,

Tem patos na fonte em frente a catedral.

 Próxima parada Trier,,, aceleraaaa motorista … o limite na rodovia da Alemanha é 130 .

Solingen _ Alemanha

Solingen é uma pequena cidade da Alemanha conhecida como ” Cidade das Laminas” na nossa viagem colocamos esta cidade no roteiro pensando em conhecer uma das várias cutelarias famosas.
Tinha algumas fabricas fechadas não sei se era feriado ou não na cidade, mas não perdemos o dia encontramos a  “ Zwilling  J. A. Henckels “ que tinha um outlet e visitamos. Mas nosso passeio pela cidade foi rápido, porque a cidade de Colônia nos esperava.  próximo post “Colônia e sua bela Catedral”) 

Paradinha estratégica para abastecer, almoçar e experimentar um vinho (só para as mulheres, os homens estavam dirigindo  : )

 Eles também gostam de joaninhas 🙂

Tem lojinha de carro, bem simples heheheheh

A cidade é Católica, tem muitas igrejas lindas.

Essa fabrica de Facas estava fechada.

Tinha um café bem gostoso: